Nosso mundo interior tem forte luz

O que nós temos por dentro não é uma caverna escura e sinistra, de onde só saem revolta e tristeza, como vampiros a sugar-nos o ânimo e a esperança.

Ao contrário disso, o nosso mundo interior tem forte luz, semelhante a um sol radiante, capaz de iluminar tudo o que vemos ou desejamos para nós e para quem queremos bem.

Raciocinemos, se Deus construiu a natureza, que é um paraíso, se em tudo há sabedoria, beleza e vida segundo a sua vontade, por que não nos faria nos mesmos padrões e até mais, por sermos humanos e sua obra prima?

Assim sendo, como então nos vermos e nos sentirmos sem valor, sem grandes vibrações, inúteis e incapazes, como um motor desligado e sem vida? Ora, não é assim, reajamos imediatamente.

Deus nos criou para sermos vencedores, realizados e felizes. Por isso nos permite renascer a cada dia, nos dando chances de viver a vida na sua plenitude.

Vivamos um dia de esperançosa expectativa, na certeza de que, sob a proteção do Criador e na melhor visão de nós mesmos está o nosso progresso total, e a certeza da vitória.

Compartilhar

O que seria a vida se fôssemos fracos

Se mesmo sendo fortes, otimistas, e conseguindo cumprir todas as nossas obrigações, ainda nos acontecem problemas e atrapalhos, pensemos no que seria a vida se fôssemos fracos.

Imaginemos o que seriam esses tropeços se fôssemos pessimistas. Eles assumiriam grandes proporções, abalariam os nossos nervos, fariam com que perdêssemos a razão e o norte.

Problemas todos têm. Para os fortes, confiantes e esperançosos, as dificuldades são treinamentos para melhoria de vida, perdendo sua intensidade.

Contudo, os inevitáveis contratempos da vida, flagelam e castigam os fracos e vacilantes, tornando-os presas fáceis da inércia, do desespero e da infelicidade.

Por isso, não permitamos que os problemas nos dominem. Se não estamos encontrando saída, tenhamos humildade e busquemos ajuda, a partir da nossa firme confiança em Deus, na nossa fé, na nossa esperança e tudo se encaminhará.

Caminhemos firmes nos lembrando de que, é na hora dos problemas e das dificuldades que podemos e devemos mostrar quem somos.

Compartilhar

Caminhemos em direção à felicidade

Por maiores que sejam as dificuldades encontradas, não nos abandonemos à melancolia e caminhemos em direção à felicidade.

O nosso olhar e a sua expressão refletem o que estamos sentindo. Ajamos com serenidade. Nos acautelemos, nos corrijamos e nos auto-analisemos. Busquemos a alegria dentro de nós, nos amando e nos respeitando a todo instante.

Levantemos a cabeça e procuremos não dar espaço ao baixo astral. Que os nossos olhos brilhem de alegria e esperança; que a nossa luz interior ilumine o nosso rosto. A tristeza e a melancolia não ajudam em nada.

Encarar as situações e os problemas de frente já é uma forma de vitória. Nós somos vencedores, temos força de vontade e não desanimamos facilmente. E isso é o que importa.

Não desistamos e nem nos sintamos derrotados. Existem dois tipos de vitórias: as efêmeras que duram pouco tempo, causando frustrações, e as de real valor, que perduram por toda vida e nos trazem realização perene.

Decidamos, a partir de hoje, a não nos iludirmos com as falsas vitórias. Elas comprometem a nossa vida e nos roubam a felicidade.

Compartilhar

Por que fazer uma ideia negativa de nós mesmos?

Mesmo sabendo das nossas reais qualidades, é normal passarmos por fases muito difíceis e duvidarmos da nossa capacidade, chegando a pensar que somos incapazes ou incompetentes. Mesmo assim, por que fazer uma ideia negativa de nós mesmos?

Ora, nós somos pessoas valorosas. Sejamos otimistas e ressaltemos os nossos valores, ao invés de alimentar uma baixa estima que só nos causará prejuízos. Ninguém é melhor do que nós! Por isso, jamais nos sintamos inferiores às outras pessoas.

Nós temos potencial, muita energia e sabemos cativar a todos. Permitamos que o nosso brilho pessoal sobressaia. Não nos escondamos na timidez de atitudes, pois, ela inibe o nosso progresso e o alcance dos nossos objetivos.

Sejamos arrojados, e se algo não anda dando certo, não tenhamos receio de nos olharmos no espelho e, com coragem, determinarmos que a partir de agora as coisas serão diferentes, as nossas qualidades internas se sobressairão nas nossas atitudes e o objetivo será alcançado.

Tomemos uma decisão firme e definitiva: não menosprezaremos mais nossas habilidades. Nada e nem ninguém irá nos deter. Se todos têm o seu valor, conosco não é, e não será diferente. E vamos à luta!

Compartilhar

Há momentos em que tudo parece dar errado

Há momentos em que tudo parece dar errado pra gente, e nos sentimos ilhados, sem saber o que fazer, para onde ir, ou mesmo onde buscar ajuda, não é verdade?

Porém, não nos precipitemos em desesperança. Tenhamos ânimo! Nem tudo pode dar errado a vida toda, se reagirmos com rapidez, muita fé e determinação.

As coisas começarão a entrar nos eixos, e será como se Deus estivesse nos dizendo: vá em frente, confie em mim, Eu estou com você o tempo todo, sou seu Pai e Protetor, olhe pra frente e tudo vai dar certo.

Portanto, acreditemos nas mudanças para melhor. Nem o mundo e nem as pessoas estão contra nós. A vida é assim mesmo, cheia de subidas, descidas e, às vezes, as quedas são inevitáveis, mas, levantar e recomeçar é a solução infalível.

Será que nunca ouvimos dizer que “é na descida que tomamos fôlego para subir mais fácil e mais rápido?” Ou, “se a vida fosse só um mar de rosas não teria graça?”

Hoje, aos “ditados” da sabedoria popular, acrescentemos mais um: “Não há mal que sempre dure e nem bem que nunca se acabe”. Nos cabe, então, usar de sabedoria e inteligência para que o bem perdure o máximo possível.

Compartilhar

Quão solidários temos sido

Vibremos com a felicidade e com o sucesso dos outros, sejam nossos familiares, amigos ou não. Não sejamos como aqueles que, deixando aflorar a mesquinhez, fazem “crescer os olhos”, invejando a vida, os bens e a prosperidade alheia.

Tenhamos sempre para com as pessoas, principalmente as do nosso relacionamento, uma palavra de encorajamento, de incentivo, um olhar de compreensão e alegria se elas conseguiram alcançar os seus objetivos.

Nos vangloriemos, sim, de termos participado das conquistas alheias, mesmo que só com o nosso apoio moral. Embora a virtude da gratidão não seja tão comum, o que importa é a consciência da ajuda prestada sem esperar nada em troca.

Não nos esqueçamos de que, torcer pela felicidade dos outros, é também compartilhá-la, pavimentando a nossa própria felicidade e realização.

Quantas pessoas são imensamente felizes por se dedicarem, única e exclusivamente às causas humanitárias, fazendo o bem àqueles que estão na sua retaguarda na carência material e espiritual?

Iniciemos o dia nos perguntando quão solidários temos sido, pelo menos com os necessitados que cruzam o nosso caminho?! Que tal?

Compartilhar

O mais importante está dentro de nós

De tudo o que existe, o mais importante está dentro de nós, que são as nossas qualidades e virtudes: a coragem, a determinação, a autoconfiança, e tantas outras, e elas querem brilhar na nossa vida. Mas, todas devem estar respaldadas pela fé e pelo amor.

Coloquemos em ação essas qualidades e virtudes, deixando-as fluírem de dentro de nós, como pássaros restituídos à liberdade, e elas produzirão grandes resultados que nos surpreenderão.

Nessa liberdade de ação consciente, elas nos trarão progresso físico, material e, sobretudo, muita paz interior, uma das molas propulsoras da nossa qualidade de vida, e da felicidade.

Então, devemos nos renovar a cada dia. Trabalhemos com confiança e ajamos com fé, hoje e sempre. Não precisamos temer as dificuldades, porque confiamos, sim, nas nossas qualidades, e estamos sob a proteção de Deus que sabe dos nossos bons propósitos.

Nos tornamos pássaros presos, sempre que limitamos as nossas qualidades, mas tudo melhora por fora quando nos melhoramos por dentro. Que tal pensarmos nisso?

Compartilhar

Mas por que isso acontece logo comigo?

Às vezes, sentimos que nossa vida se complica um pouco quando somos surpreendidos por fatos ou situações desagradáveis e inesperadas. E aí, nos perguntamos: Mas por que isso acontece logo comigo?

Ora, tais situações acontecem com todas as pessoas, o que diferencia é a repercussão que o sofrimento causa em casa um de nós. Uns sofrendo muito, não reclamam, outros, sofrendo pouco, põem a “boca no mundo”. Não é assim?

O essencial é não nos julgarmos pessoas sofredoras. É bom que entendamos que as dores, bem suportadas, são lições de vida. Estudemos as razões que nos trouxeram o sofrimento, e perceberemos que podemos fazer com que ele não mais se repita.

Tais situações de desconforto são oportunidades imperdíveis para o exercício da sabedoria de vida a nos municiar de mais experiência. Se erramos, evitemos errar de novo procurando nos aperfeiçoar,

Tenhamos em mente que a revolta só piora as coisas e ainda pode nos fazer perder a razão. A lição do sofrimento nos ensina a evitar as quedas e a valorizar a vida.

Compartilhar

Sejamos pessoas decididas

Sejamos pessoas decididas. Na verdade, às vezes, ao sermos tomados pela indecisão, não sabemos se vamos ou não, se fazemos ou não, se esperamos ou não, etc.

De verdade, nem tudo pode ser decidido de imediato ou feito na hora. O que mais perturba não é ter que tomar providências, e sim, que providências tomar.

E aí é que entra a indecisão, nos deixando perdidos no tempo, nos tirando as forças, deixando mais longe as soluções, nos impedindo de seguir em frente nos nossos propósitos e projetos.

Ao sermos assaltados pela indecisão, nada melhor do que refletirmos sobre nossas próprias e reais capacidades, e, reconhecendo com humildade nossas limitações, buscarmos ajuda em Deus, nosso eterno Pai e Protetor.

Ele perceberá nossa aflição, e vendo nossa boa intenção, nos dará animo e mostrar-nos-á os caminhos e os meios necessários para seguirmos em frente. Seremos imbatíveis com a ajuda dessa força Superior e as indecisões serão vencidas.

Busquemos Deus, sempre, e não nos abatamos por qualquer problema. Pensemos nisso, neste dia, e tudo ficará bem melhor.

Compartilhar

Manter sempre um semblante feliz

Muitos de nós, nos esquecemos do quanto é positivo e faz bem para a nossa saúde mantermos sempre um semblante feliz, mesmo nas dificuldades. Não é fácil, mas é uma terapia que auxilia da busca de uma melhor qualidade de vida.

Dos nossos olhos podem sair faíscas de amor ou ódio, de paz ou intranquilidade, de alegria ou de tristeza. Assim, para o nosso próprio bem, só permitamos que aflorem em nosso olhar e atitudes apenas o lado saudável.

Revelemos do nosso lado positivo, o quanto temos para ofertar em palavras, gestos, camaradagem e amor.

Ao permitir que predomine em nós somente pensamentos e intenções positivas, por uma lei natural, esse comportamento levará felicidade aos outros, e a nós retornando em dobro.

Portanto, nos esforcemos para fazer o que deixa feliz os que nos cercam, e estará estabelecida uma troca de equilíbrio e de alegrias.

A partir de hoje, fortifiquemos nossa sabedoria, fugindo das tristezas negativas e das alegrias irresponsáveis. Equilíbrio e bom senso, é a dica!

Compartilhar