Todos merecem consideração e respeito

Diz a boa educação que todos merecem consideração e respeito. E que, quando um fala, o outro deve ouvir, pois, só quem bem escuta têm condições de bem responder ou entender.

Muitos desentendimentos aparecem por falta de atenção ao que foi ou está sendo dito: separação de casais, briga entre amigos, desavenças entre pais e filhos, e tantos outros desacertos nos relacionamentos.

A falta de atenção pode se tornar um hábito. E, nesse caso, os danos podem se tornar muito maiores. Portanto, afiemos os nossos ouvidos, sejamos atenciosos e ouçamos com paciência e tolerância quem quer que conosco converse.

Os outros talvez tenham o que falta em nós, naquele momento. Uma palavra amiga, um conselho, um aviso, ou uma voz calma e amorosa pode ser o que mais precisamos para a compreensão de qualquer assunto que esteja sendo tratado.

Além do mais, podemos entender que Deus pode falar conosco através de alguém que se importa conosco, através de um colega de trabalho, de um parente e até mesmo de qualquer pessoa que simplesmente passe por nós.

Por isso, analisemos com interesse e carinho o que os outros nos dizem, pois, talvez estejam nos trazendo um importante alerta ou até nos mostrando uma solução mais rápida para os nossos problemas.

Neste dia, entendamos não ser nenhuma “carolice” acreditarmos que é Deus que fala conosco, quando o nosso próximo se dirige a nós com boa intenção

Compartilhar