Paciência é um excelente freio nos problemas

Há situações em que, se não tivermos paciência com nossos problemas, complicaremos possíveis soluções, e nos relacionamentos com os outros, acabaremos em violenta discussão ou, até mesmo partindo para a agressão física. E quando chegamos a agredir alguém, criamos um inimigo, inevitavelmente.

Todavia, se formos pacientes, mesmo nos momentos difíceis, perceberemos que é possível evitar muitos males com resultados bastante positivos.

Não há como justificar a fácil perda da paciência, nos tornando contumazes impacientes. A impaciência é consequência de nossa falta de autodomínio ou de amor a nós mesmos e aos outros. E isso pode nos trazer muitos dissabores e complicações.

Então, mesmo quando a situação parecer insuportável, e não encontrarmos um bom caminho a tomar e, ainda assim, tivermos que resolver um problema, tenhamos paciência.

E ao conseguir, perceberemos que, o exercício da paciência faz com que as dificuldades desapareçam. Os problemas são nuvens que mudam num piscar de olhos. As mudanças chegam, novas situações aparecem, e o quadro se modifica.

Com paciência, os pensamentos e as emoções ganham tempo para se ajustarem, gerando soluções muito mais rápido. É só ter calma e tudo se resolverá. Um famoso ditado latino já ensinava: “Pacientia est magistra vitae”, isto é, “a paciência é a mestra da vida”.

Neste dia, lembremos de que, a paciência é um excelente freio nos problemas. Então… evitemos derrapagens tendo paciência, muita paciência!

Compartilhar