Refletido nas nossas atitudes

A essência da vida é sempre bondosa e generosa conosco em todos os dias e momentos. O erro é nosso quando não acreditamos nas oportunidades e, não raro, colocamos a culpa no meio em que vivemos ou no contexto.

A bondade da vida pode ser notada em várias situações. Na família que nos ama, nos amigos sinceros, na chuva que beija a terra, no vento que higieniza o ar, no sol que dá vida, calor e força a tudo que nasce e cresce na terra.

Assim, é conosco. Temos força e poder, mas, muitas vezes, o nosso agir imperfeito é que tranca os “veios” poderosos da vida, produzindo desgostos e insucessos, pois, é o interior que realiza o exterior.

O que nós sentimos é refletido nas nossas atitudes. Basta estarmos prontos por dentro para deslancharmos a ação por fora.

E assim, a vida flui no sentido da concretização dos nossos bons e sinceros desejos. E, ainda, Deus que é Pai, cheio de amor e bondade, vai ao fundo do nosso coração para dar-nos o melhor que podemos ter.

Nos convençamos de que somos capazes, que temos qualidades e condições para alcançarmos altos níveis de progresso com nosso otimismo e nossa força. E assim, a vida nos sorrirá sempre.

Iniciemos um feliz dia acreditando mais em nós, e tenhamos sempre a certeza de que, o que trazemos por dentro faz a diferença por fora.

Compartilhar

Pessoas fortes, positivas, sinceras e amorosas

Do púlpito, falou inflamado o pregador: “Se vocês, de fato, quiserem o avanço espiritual, têm que amar muito”.

O fiel devoto, pensativo, fez uma autoanálise: “Será que tenho sido paciente com os outros? Importo-me com eles, com as suas necessidades?” E, na honestidade da sua avaliação, chegou à conclusão que não!

E tomou a seguinte decisão: “Daqui pra frente, vou tolerar as pessoas o máximo que puder, perdoar a todos, esquecer as ofensas, manter firme a esperança, terminar os bons projetos e aumentar a crença em Deus e persistir na luta diária.

Sim, esse é o caminho! Mas, para isso, precisamos ser pessoas fortes, positivas, sinceras e amorosas. Devemos aproveitar as oportunidades do agora, não aceitando, comodamente, o ditado popular “Deixe como está, pra ver como é que fica”.

A vida pede ação permanente, avanço, dinamismo, fé e confiança na atitude de hoje para garantirmos o sucesso do amanhã. E é, por isso, que devemos dar a nós mesmos as chances do progresso e não as desperdiçar.

Ainda que tudo esteja contra nós, levantemos o ânimo, nos firmemos no pensamento positivo, creiamos em Deus e na Sua proteção, focando toda energia na nossa capacidade de realização. E as vitórias chegarão!

A partir deste dia, a cada amanhecer, agradeçamos a Deus pelo dom da vida, e digitemos no “autoatendimento” do “Banco Divino” as Senhas da esperança e da paz. Elas são pessoais e, por isso mesmo intransferíveis.

Compartilhar

Tudo podemos suportar

Quem já não ficou a ponto de descrer das próprias forças?

Se o problema se nos apresenta muito forte é porque achamos que não temos condições para resolvê-lo, de resistir ou de arcar com as suas consequências.

Mas, se cremos que tudo podemos suportar, a crença se converte em poderosíssima força. Então, fica claro, que a questão de possuir ou não forças, depende do nosso estado mental. Nós, de fato, temos as melhores condições para vencer, mas precisamos crer nisso.

Mesmo que a dor ou o problema, ou, ainda, os dois juntos, tenham nos atingido profundamente, acreditemos no nosso poder de resistência. E esse poder vem de Deus.

Essa força, as nossas ações e a nossa capacidade de reversão de problemas fazem parte de um estoque fantástico de possibilidades existentes em nosso interior, na nossa mente! E, muitas vezes, estão adormecidas e só agem quando são provocadas pelo nosso toque e pela nossa ordem vigorosa.

Essas possibilidades, se bem empregadas, geram novo ânimo, novas alegrias e vitórias, que nos elevam a alturas jamais pensadas.

Hoje, apliquemos uma regra infalível: ampliemos nossa fé em Deus e em nossa capacidade. Quanto mais exercitarmos essas duas premissas, mais vitórias alcançaremos!

Compartilhar

Canal seguro para a nossa felicidade

Nem todo mundo procura sempre a Deus e nem dEle se lembra de forma costumeira no dia-a-dia. Por costume, Deus fica para depois, para os momentos de dificuldades e desespero, não é verdade?

Muitas vezes, Ele é até acusado de não Se lembrar de nós, de nos abandonar, de não nos ajudar nem atender, e até de privilegiar uns em detrimento de outros, embora saibamos que Deus jamais desampara quem nEle espera e crê.

Ora, Deus é um infinito oceano de águas límpidas e puras, que distribui generosamente infinitas graças entre seus filhos, desde que, abrindo a Ele nossas mentes e corações, com sincera humildade, saibamos pedir e até insistir.

O segredo é estabelecermos sempre uma linha direta e permanente com Ele, um canal de conexão diária na busca constante da Sua benção e proteção, não nos esquecendo que, por Ser Bom, mas Justo, Deus dá a cada um de nós na exata medida do nosso merecimento.

Sabendo disso, deixemos passar por esse Canal Divino todas as nossas lamúrias e dificuldades, nossas confissões e crenças, sejam quais forem. Ponhamos fim a tudo que nos impede de visualizar, sentir e receber o amor de Deus, sempre Justo, porém, incondicional.

Portanto, não cedamos espaço em nossos corações para que a desesperança, a descrença e o desânimo “barulhem” a nossa comunicação com Deus. Vibremos com Ele, na certeza do Seu amor paternal, mas, também, e, sobretudo, na sincera gratidão do nosso amor filial.

Iniciemos o dia focados nessa imperdível conexão com Deus, pois, uma “linha direta” com Ele é um canal seguro para a nossa felicidade.

Compartilhar

Um problema superado, é sempre, mais uma lição aprendida

Ah! Os problemas! Como são falados e comentados por todos que passamos por eles! Quantos dissabores e contratempos!

Mas, muitas vezes, nos esquecemos de que eles só existem porque são, por nós, mal compreendidos, pois, pensamos que eles só aparecem para nos perturbar e nos infelicitar, e passamos a acreditar que “quanto mais problemas possuímos, mais infelizes somos”.

Não é bem assim. Os problemas, como tudo na vida tem um lado bom e positivo. Eles forçam o movimento das energias que nos impelem para a solução e para o progresso, assim como as hélices de um avião que enfrenta a resistência do ar e das turbulências, fazendo com que a aeronave avance sempre.

Portanto, não nos prendamos em demasia aos problemas. Não nos apequenemos e nem reduzamos a nossa alegria, bondade e esperança por causa deles. Todo problema é do tamanho que o considerarmos. Então, por que o superestimarmos? Ante a nossa capacidade, ele é que se apequena.

Lidar com um problema é como lidar conosco mesmos. Se avançarmos na confiança que temos em nós, por menor que seja esse avanço, produziremos mudança suficiente na forma de ver e de solucionar o tal problema. E será solucionado, porque somos fortes.

Assim, não nos entreguemos ao desespero e à desesperança, apenas por, momentaneamente não enxergarmos a solução. Sejamos pacientes e, com muita fé, peçamos e confiemos na Bondade Divina, e tudo se resolverá.

Aproveitemos, com muita alegria, este dia que Deus nos concede, para sermos mais felizes com todos que nos cercam, na certeza de que, um problema superado, é sempre, mais uma lição aprendida.

Compartilhar

A melhor religião é aquela que te faz melhor

As religiões são importantes, e cada uma possui seus ensinamentos dentro da ética espiritual, com a visão da vida e do mundo atual.

Nem estão certas ou erradas. Todas cumprem com seu papel de levar às pessoas o conforto e a fé, a maioria, através do Evangelho, que gira em torno dos ensinamentos do Divino Mestre Jesus.

Embora Ele, de acordo com os relatos dos Evangelistas, jamais tenha tocado no nome de alguma religião, preceituou os seus ensinamentos num único mandamento, o do amor.

Isso explica a transcendência do verbo amar sobre os dogmas, ritos e conceitos. O amor é a vivência da espiritualidade ensinada pelo Mestre Galileu.

Tomemos como exemplo a sábia resposta do Dalai Lama à seguinte pergunta que lhe foi feita pelo famoso teólogo Leonardo Bof:

– Santidade, qual é a melhor religião?

E ele sabiamente respondeu:

– A melhor religião é aquela que te faz melhor.

Neste dia, meditemos sobre esta grande premissa e encontraremos a paz de espírito e o conforto nas nossas atribulações. Exercitemos com fé e persistência a nossa crença qualquer que seja a religião. E seremos muito mais felizes!

Compartilhar

Levantar com um brilho no olhar

Já observamos o quanto é bom nos levantarmos a cada manhã com um brilho no olhar e de ânimo renovado?

Isto será sempre possível quando orarmos antes de colocarmos os pés no chão, agradecendo a Deus, e pedindo sua benção e proteção para mais um dia que se inicia.

A oração alimenta o espírito, nos fortalecendo para a luta diária a ser vencida. Mas, assim como o corpo precisa do alimento, o nosso espírito também o necessita.

A base do alimento espiritual vem da nossa contínua conexão com o Criador, através da prece. Aí expandiremos nossa aura com vibrações positivas, resguardando-nos das influências negativas.

O sincero agradecimento a Deus pelo dom da vida, a cada dia, já significa a continuidade da conexão protetiva dEle, com suas bênçãos. Ao mantermos este hábito diário de gratidão, estaremos garantindo a nossa serenidade e a nossa razão. E teremos mais alegrias e felicidade. Pensemos nisso!

Que tenhamos um dia tranquilo e cheio de paz!

Compartilhar

Mente sã em um corpo são

Exercer uma atividade física qualquer, é fundamental para a nossa saúde física, que é a base para a nossa saúde mental.

O sedentarismo é como a ferrugem em nossa ferramenta de trabalho, pois, quanto mais tempo estiver sem uso, mais rápido ela sentirá os efeitos da ação do tempo e se enferrujará. Mas se for utilizada com regularidade estará sempre bem cuidada e a ferrugem não a alcançará.

Assim, quanto mais praticarmos exercícios físicos, mais dispostos nos sentiremos. Aumentaremos a nossa resistência e preservaremos o nosso corpo de uma degeneração mais rápida que o envelhecimento natural a que todos estamos sujeitos.

E, assim como as atividades físicas devem ser regulares, com os exercícios mentais, também não é diferente. Exercitemos a nossa mente com exercícios diários de raciocínio, para que mantenhamos em constante atividade o nosso cérebro. Ele também pode se enferrujar.

A nossa mente precisa estar sempre ocupada com pensamentos positivos e em perfeita sintonia com a vida. E essa sintonia só é alcançada quando conseguimos o equilíbrio entre a saúde física e mental. O grande educador italiano São João Bosco já dizia “água parada cria bicho” e ia mais além ao afirmar “mente desocupada é oficina do Diabo”.

Pensemos nisso neste dia. Deus nos quer saudáveis e felizes na fórmula do provérbio latino: “Mens sana in corpore sano”, “uma mente sã em um corpo são”. E a vida está aí pra ser vivida na sua plenitude e na felicidade.

Compartilhar

Novos “portos seguros”

Sabemos que a nossa vida se assemelha a um barco a velas, que precisam ser içadas de acordo com a direção e qualidade dos ventos e, por isso mesmo, devem ser ajustadas continuamente, pois, os ventos mudam constantemente de rumo e de intensidade.

Portanto o navegador tem que estar atento, pois, se não observar essa básica premissa da navegação, o barco perderá seu rumo em meio ao oceano que, pela sua imensidão e inconstâncias da calmaria de suas águas poderá levá-lo ao naufrágio.

Observemos, então, qual a qualidade e intensidade dos ventos, e a forma como içamos as velas dessa fantástica embarcação que é a nossa vida. Será que ela está mesmo no rumo certo ou se encontra à deriva em alto mar?

Não temos dúvidas de que Deus é o Comandante dessa embarcação, mas também, não temos dúvidas de que o timoneiro somos nós e o leme está em nossas mãos. O Comandante nos passa as orientações e a responsabilidade pela condução ao destino é nossa.

Sejamos sábios, nos orientando pela bússola do conhecimento, adquirido com o discernimento e a experiência. Levantemos as velas da confiança, da determinação e da coragem e deixemos que a brisa suave do Auxílio Superior nos conduza para um Porto Seguro.

E assim confiantes, neste dia, firmes e amparados por Deus, possibilitaremos a abertura de novos horizontes e novos “portos seguros” onde atracarmos a embarcação da nossa vida.

Compartilhar

Exercício da sagrada virtude da paciência

Não deve haver limites para o exercício da sagrada virtude da paciência. Ela nos permite ver de forma mais clara o que fazer, evitando precipitações.

A calma, em qualquer situação, nos mantém centrados na melhor análise do que estamos fazendo, nos possibilitando tomar as decisões mais corretas, mais produtivas, e no momento certo.

Portanto, sejam quais forem as circunstâncias, não nos deixemos levar pelo primeiro impulso, pelas repentinas emoções. Na maioria das vezes, a ação resultante somente da emoção, nos tira a razão. É aí que mora o perigo!

A maneira como lidamos com as dificuldades é que faz a grande diferença. Se agimos com calma e paciência, em primeiro lugar preservamos a nossa saúde mental, e em segundo, damos a nós mesmos, o tempo necessário para avaliarmos cada situação como um todo.

Fiquemos atentos para que a impetuosidade não nos surpreenda, pois, se sucumbirmos a ela, os prejuízos poderão ser enormes. Jamais devemos agir por impulso, ele limita o nosso raciocínio, compromete a nossa razão e enfraquece o nosso espírito.

Neste dia, atentemos melhor para o exercício da humildade, da calma, e da paciência, são pressupostos básicos para uma saudável convivência em todos os lugares e com quem quer que seja. O nosso ganho será infalível!

Compartilhar