Trem da nossa vida

A comunicação é fundamental à nossa sobrevivência. Pela boa comunicação nos ajudamos, e pela má nos prejudicamos, tanto que se diz popularmente: “Quem não se comunica, se trumbica”.

Mas a comunicação no dia-a-dia requer sabedoria. Dos relacionamentos entre as pessoas aparecem alegrias e tristezas, sucessos e insucessos. Quem sabe dizer o que quer, e com jeito, mesmo ouvindo o que não quer, nunca dá motivos para desavenças.

Mas, infelizmente, o que se vê por toda parte, é que as pessoas se ofendem por pouca coisa, se melindram por quase nada, e logo partem para as agressões verbais, chegando, às vezes, até às agressões físicas.

Imaginemos que somos iguais ao “trem de ferro”, que precisa dos trilhos para levar ao destino o que transporta. Assim também, nós necessitamos dos trilhos das boas maneiras e da tolerância para fazer chegar aos outros o que queremos.

São boas maneiras as palavras ditas com amor, com o olhar repleto de simpatia e o desejo sadio de se fazer entender. A corrigenda e a ação firme, também são normas de boas maneiras, desde que empregadas com carinho, com amor fraternal e sem ferir o outro.

Não nos esqueçamos de que, ao nos comunicar, revelamos muito do que somos interiormente, e a nossa comunicação desliza suavemente quando são bons os trilhos da boa educação.

Nos lembremos, neste dia, que o Criador nos concede a cada dia uma nova chance. Sejamos bons maquinistas do “trem da nossa vida”, conduzindo-o pelos trilhos do amor e da paz, e o “melhor destino” estará à nossa espera.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *