Focado no pensamento positivo

O pensamento negativo é uma criação nossa. É fruto de uma falsa ou precipitada avaliação das coisas.

Como nós, na condição de seres humanos, ainda nos encontramos num estágio de pouco desenvolvimento mental e moral, é comum que prevaleçam as indecisões, os medos, e até mesmo os desesperos em nossas ações. Contudo, o que não podemos fazer é nos acomodar.

Porque não buscarmos maiores esclarecimentos sobre a importância e as grandes vantagens do pensamento positivo? Ele, ao final, nos estimulará a viver com tranquilidade e alegria. Saberemos que o “pensar positivo” traz motivação, e tudo fica muito mais fácil.

O pensamento positivo é fruto dos bons propósitos e das boas intenções. Ele nasce dos nossos bons sentimentos, dos desejos úteis, e das forças benévolas que existem em nós e que nos sustentam e que, às vezes, nem percebemos. E não podemos nos esquecer que tudo isso vem da Bondade Divina, porque Deus é o nosso Eterno e Fiel parceiro.

Resistamos firmemente aos pensamentos negativos, que nos desgastam o espírito e o físico, nos causando males e nos trazendo inquietações e insucessos. Saibamos que o Universo é positivo por si só, e pensar positivamente é entrar no seu ritmo de criatividade e no seu ciclo de progresso.

Iniciemos o dia cem por cento focado no pensamento positivo e muitas coisas boas acontecerão, realizando os anseios do nosso coração.

Compartilhar

O mal que existe dentro de nós

Em muitas oportunidades, surge em nós a desconfiança de que os males, casualmente, “vêm para nós” de supetão, sem ter ligação alguma com o que fizemos ou estamos fazendo e, no nosso íntimo, sentimos que “não os merecemos”.

A aí, diante disso, a situação é campo fértil à ideia de que somos vítimas da vida, de que somos perseguidos sem motivos, e até nos revoltamos.

Se analisarmos com carinho e honestidade, veremos que estamos equivocados. Mas, o bom, é que estes pensamentos podem ser eliminados com o uso da razão e da serenidade. Devemos nos examinar com humildade e crer no infinito amor de Deus para conosco.

E assim, não nos aflijamos, pois nenhum mal nos atingirá. O que parece um mal, vindo em nossa direção, poderá tornar-se um bem, se soubermos lidar com ele.

O que pode mesmo nos prejudicar, é o mal que existe dentro de nós, que provoca as falsas avaliações, os juízos maldosos, as desesperanças e os temores.

Se amarmos a nós mesmos de verdade, eliminaremos nossa maldade interior e o mal que vem de fora se amedrontará e se afastará. Isto porque, o amor cria em torno de nós uma energia que faz com que, tudo o que nos chegue seja um bem, ou nele se converta.

Reforcemos, neste dia, a certeza de que, o vírus do mal perece fatalmente ante a prática do bem. E o auxílio Divino está aí à nossa disposição, é só pedir.

Compartilhar

Somos os únicos donos do nosso destino

Num mundo competitivo, chegam aos primeiros lugares os mais bem preparados. E a autoconfiança é essencial para isso.

Um corredor que confia nas suas pernas ou um nadador que crê na força dos seus braços, certamente entram muito mais dispostos numa competição.

A confiança na nossa força e inteligência nos dá tranquilidade, disposição e alegria, que são importantes condições para alcançarmos a felicidade. E o mundo exterior se abre em benefícios à medida em que adquirimos mais autoconfiança.

A autoconfiança desperta as forças e as energias que suprem as nossas carências e nos levam a um estágio de beleza, progresso, virtude e paz. Ao contrário, a falta dela produz desânimo, insucesso e infelicidade.

Portanto, ainda que os nossos meios sejam escassos, sustentemos o bom ânimo, ergamos a cabeça, vejamos e sintamos o sol das nossas qualidades internas e as valorizemos. Tal atitude é o caminho mais curto para adquirirmos a autoconfiança.

Neste dia, nos lembremos de que, somos os únicos donos do nosso destino, e quem acredita em si mesmo está pronto para ser feliz.

Compartilhar

Pregam uma coisa e fazem outra

Quantas vezes podemos perceber o quanto os homens, de forma geral, são incoerentes e, por isso, se tornam até irracionais.

Buscam a paz, mas promovem as guerras. Desejam a fartura e o equilíbrio da natureza, mas não a respeitam. Fazem coro e exaltação à vida no planeta Terra, ao mesmo tempo em que pouco a pouco destroem a sua biodiversidade.

Pregam a união, a concórdia e a igualdade entre os povos e nações, mas em detrimento destas intenções desrespeitam os direitos humanos, fomentam a indústria bélica a pretexto de defender a paz, mas, até no seu cotidiano, agem de forma inversa ao que aplicam aos outros.

É o homem animal, na sua irracionalidade e nos seus paradoxos. Pregam uma coisa e fazem outra. Dizem querer apagar o fogo da discórdia, da incompreensão e da injustiça, mas não conseguem conviver bem com o seu ambiente e nem com quem lhes está mais próximo.

Nos perguntemos qual tem sido o nosso papel neste contexto. Estamos promovendo a paz ao nosso redor? Estamos defendendo o ambiente onde vivemos? Ou, até com a nossa inércia, estamos jogando mais lenha na fogueira da insanidade humana? Que tal fazermos bem a nossa parte? É o mínimo, pois, somos o Universo!

Que tenhamos um dia de muita saúde e muita paz.

Compartilhar

Capacidade de amar a nós mesmos e ao nosso próximo

Se nós não nos parecemos com quem amamos é porque não amamos suficientemente esse nosso semelhante; porque o amor ou encontra semelhanças naquele que amamos ou o faz semelhante a nós.

E, se amarmos o nosso próximo e formos semelhantes a ele, defendê-lo-emos em sua ausência e o admoestaremos em sua presença; se o defendermos, o faremos com sinceridade; e, se o admoestarmos, o faremos com profunda caridade.

Se nós o defendermos com sinceridade e o admoestarmos com caridade, ganhá-lo-emos para nós e para Deus; além do mais, teremos contribuído para o seu melhoramento; e, ao melhorá-lo, teremos melhorado a nós mesmos.

Desta forma, nós teremos nos dado ao próximo, pois, o verdadeiro amor é a doação de si mesmo; porém, deve ser doação de verdade, sem reticências nem limitações, sem falsificações nem hipocrisias.

Tiremos alguns minutos, deste dia, e avaliemos de forma honesta e consciente, se estamos empregando bem a nossa capacidade de amar a nós mesmos e ao nosso próximo, tanto em quantidade quanto em qualidade. A resposta nos fará muito bem!

Compartilhar

Nos animemos!

Muitas vezes, acontece que até sem perceber, chegamos a fazer ou dizer coisas que não nos trazem nada de bom. Nós nos entregamos a ações e assuntos que acabam com a nossa alegria ou que não deixam que ela apareça.

Isso compromete o nosso tempo, impedindo-nos o progresso, os avanços em sentidos antes planejados, nos deixando à mercê dos embalos de ações possíveis e não das ações necessárias.

É preciso, portanto, que estejamos alertas, prestando atenção no que pensamos e fazemos, colocando na cabeça que devemos nos ocupar somente com o que for bom e proveitoso.

Obviamente, não devemos dar valor a coisas que provocam desânimo, caso contrário, só nos causaremos tristezas e decepções. Mas, se nos fixarmos no lado animador das coisas, com certeza nos depararemos com a alegria, com a confiança e a prosperidade.

Nos animemos, então! Creiamos mais em nós mesmos e reafirmemos cada vez mais a nossa autoconfiança. Nos coloquemos sob a proteção de Deus, hoje e sempre, e levantando a cabeça, anteveremos as vitórias se aproximando.

Nos preparemos para o dia que se inicia, não nos desanimando, não nos dando por vencidos, pois, o pensamento positivo derruba o negativo e impõe o alívio, a alegria, a paz e o progresso.

Compartilhar

Silêncio poderoso da nossa consciência

Quantos desentendimentos e dores têm origem em pequenos atos de rudezas de espírito. E, as consequências, quase sempre, são muito maiores do que poderiam pensar aqueles que lhes dão causa e, certamente, agiriam diferente se delas soubessem de antemão.

Não custa muito uma maior atenção para o que dizemos ou fazemos. É necessário estudar o momento, as circunstancias e, principalmente, ter presente no coração que o nosso próximo, como nós, também é filho de Deus, com sentimentos, consciência e espírito.

A boa conduta é resultante do cultivo do bom caráter. Quando nós respeitamos a sensibilidade dos outros e temos consideração por eles, tanto em pensamentos quanto em ações, estamos estocando bênçãos divinas para a nossa vida e iluminando o nosso coração com as luzes da nobreza espiritual.

E não permitamos que estas luzes se apaguem, nem mesmo se, por vezes, as tristezas, as revoltas e o mal, quiserem a todo custo, tomar-nos o pulso e a direção dos nossos atos.

Ante os contratempos, reflitamos seriamente e reajamos com firmeza e muito amor e, sobretudo, em silêncio, conversemos com o nosso Criador. E tudo se resolverá!

Tenhamos, neste dia, a certeza de que, é por meio do silêncio poderoso da nossa consciência que falamos sinceramente com Deus. E Ele sempre nos ouvirá!

Compartilhar

Benefícios em tudo que está ao nosso redor

Quase sempre, consideramos que os acontecimentos estão a nosso favor ou contra nós. São favoráveis os que trazem saúde, beleza, dinheiro, recursos e alegrias. E desfavoráveis os que trazem preocupações, doenças, desastres, prejuízos e tristezas.

Mas, tal linha de pensamento não resiste a duas simples perguntas: Quantas pessoas ressurgem melhores depois do sofrimento? E quantas nada melhoram com a boa vida? As respostas estão dentro de cada um de nós.

É comum aprendermos mais nas horas difíceis. Os otimistas com maior facilidade, pois, permitem que a mente e o coração se fortaleçam com os acontecimentos, sejam quais forem. Não se lastimam e estão sempre a agradecer, por qualquer mínimo que consigam. Eles sabem que tudo que está aí é para o nosso benefício.

Nas horas em que não se realiza o que queremos, em que as dores não se vão, em que estamos numa sofrida indecisão, ou nas horas em que necessidades agudas estão presentes, lembremos de que tudo isso são novas chances e oportunidades, são lições de vida para o nosso aprimoramento.

As contrariedades são como remédios amargos que fazem bem. O sofrimento de agora é a cura de amanhã. Ao passarmos pelas dificuldades, estamos adquirindo forças para chegarmos ao destino, alcançando os nossos objetivos.

Iniciemos o dia com um foco maior na certeza de que, a nossa autoconfiança cresce sempre, quando vemos benefícios em tudo que está ao nosso redor. Sejamos otimistas!

Compartilhar

Trem da nossa vida

A comunicação é fundamental à nossa sobrevivência. Pela boa comunicação nos ajudamos, e pela má nos prejudicamos, tanto que se diz popularmente: “Quem não se comunica, se trumbica”.

Mas a comunicação no dia-a-dia requer sabedoria. Dos relacionamentos entre as pessoas aparecem alegrias e tristezas, sucessos e insucessos. Quem sabe dizer o que quer, e com jeito, mesmo ouvindo o que não quer, nunca dá motivos para desavenças.

Mas, infelizmente, o que se vê por toda parte, é que as pessoas se ofendem por pouca coisa, se melindram por quase nada, e logo partem para as agressões verbais, chegando, às vezes, até às agressões físicas.

Imaginemos que somos iguais ao “trem de ferro”, que precisa dos trilhos para levar ao destino o que transporta. Assim também, nós necessitamos dos trilhos das boas maneiras e da tolerância para fazer chegar aos outros o que queremos.

São boas maneiras as palavras ditas com amor, com o olhar repleto de simpatia e o desejo sadio de se fazer entender. A corrigenda e a ação firme, também são normas de boas maneiras, desde que empregadas com carinho, com amor fraternal e sem ferir o outro.

Não nos esqueçamos de que, ao nos comunicar, revelamos muito do que somos interiormente, e a nossa comunicação desliza suavemente quando são bons os trilhos da boa educação.

Nos lembremos, neste dia, que o Criador nos concede a cada dia uma nova chance. Sejamos bons maquinistas do “trem da nossa vida”, conduzindo-o pelos trilhos do amor e da paz, e o “melhor destino” estará à nossa espera.

Compartilhar

Boa dose de humildade não faz mal a ninguém

É importante termos controle sobre nós mesmos. Um controle que venha da educação que nossos pais nos deram ou dão, dos ensinamentos adquiridos na escola, da alegria dos bons amigos e colegas, e até mesmo dos dons herdados da hereditariedade.

Como diziam os antigos: “A educação cabe em todo lugar”. E é essa educação que deve nos fazer pensar antes de falar. E pensar muito mais ainda, se o que vamos dizer acrescentará algo de bom ou não, ou poderá até mesmo ofender os outros.

É comum pensarmos que temos o direito de soltar contra uma pessoa que não pensa ou age como a gente, tudo o que está preso no nosso peito. Mas o que isso adiantará, e que bem isso nos fará?

Estaremos perdendo tempo ao lançarmos palavras duras contra alguém, se ao exigirmos de nós mesmos o que exigimos dos outros, percebermos que não temos capacidade para tal. Se nós já temos outros problemas, a nossa ação só aumentará as nossas dores e revoltas.

Tudo o que fizermos, que seja com respeito, pois, é a vida que corrige a todos, e não nos esqueçamos de que, toda vez que quisermos corrigir alguém, indaguemos primeiro, se não somos portadores das mesmas falhas ou até piores.

Tenhamos um excelente dia, carregado de saúde e de muita paz, crendo que uma boa dose de humildade não faz mal a ninguém.

Compartilhar